TEMAS ADICIONAIS

TAREFA 00 - Leia o texto a seguir:
Água e ar são substâncias essenciais à vida na Terra. Como eles sempre existiram em grandes quantidades, os seres humanos nunca os encararam com muito respeito; esses recursos pareciam inesgotáveis. Na época do Império Romano, toda a população da Terra não passava de 150 milhões de pessoas; hoje... somos quase 7 mil milhões! Portanto, se perpetuarmos o descaso, ele será fatal.
O ar, cada vez mais poluído, cria problemas como as chuvas ácidas, o excesso de gás carbônico (efeito estufa) e a redução da camada de ozônio que nos protege dos mortais raios ultravioleta.
Se a Terra fosse do tamanho de um pêssego, a atmosfera seria mais fina que a pele do pêssego! Veja como é fácil "sujá-la"!
A água potável está escasseando: 1/5 da humanidade já não tem acesso a água de boa qualidade para beber. Estima-se que em 2025 essa proporção subirá para 2/3!
A água passou a ter muito valor quando alguns grupos humanos deixaram de ser nômades para se tornar agricultores. Grandes civilizações, como a da Mesopotâmia e a do Egito, surgiram à beira de rios.
O rio Nilo teve uma importante função na antiga civilização egípcia, como fonte de água para a irrigação das lavouras e como via de transporte .
Para a montagem dos seus trabalhos, temos dois grandes temas: o Nilo e sua importância como fonte de água e vida para os egípcios ou o estado atual dos recursos de água e ar no planeta.

TAREFA 01A - O Nilo.
Monte um trabalho mostrando a importância do Nilo para o antigo Egito. É fundamental incluir mapas, ilustrações e informações básicas sobre a estrutura social, política e econômica da civilização egípcia naquela época. Lembre-se: quem vai ler é um colega seu, e não um professor; portanto seja bem didático.
Se possível, Aproveite para fazer uma comparação entre o Nilo e nosso rio São Francisco. Encontre mapas e discuta irrigação, navegabilidade e a atual produção de energia. Talvez seja oportuno esclarecer seus leitores sobre o que vem a ser a tal da TRANSPOSIÇÃO.

TAREFA 01B - O Tratamento da Água:
Monte um site bonito e bem ilustrado indicando as alternativas que temos hoje para tratamento de água em escala industrial e doméstica.

TAREFA 01C - A Atmosfera:
Monte uma página bem bonita sobre a atmosfera da Terra, mostrando as camadas de sua estrutura com as respectivas características. Pesquise sobre a radiação UV (ultravioleta), seus efeitos benéficos e maléficos e o papel protetor da camada de ozônio. O que contribui para sua destruição? Aproveite, talvez, a oportunidade para discutir "efeito estufa". Mostre como construir uma estufa em miniatura, usando um pouco de cola de silicone, algumas placas de vidro e dois termômetros, de maneira que alunos de outras escolas também possam montar a experiência.

   

TAREFA 00 - Leia o texto a seguir:

Cada civilização, ao longo dos tempos, criou seus próprios mitos e suas religiões. Apesar de diferentes, muitas delas contêm fragmentos de outras. Isso é resultado da troca de influências entre culturas que tiveram contatos no espaço e no tempo.

Os deuses dos romanos, por exemplo, tinham nomes diferentes dos reverenciados por seus vizinhos gregos. Mas, estudando suas características, verificamos que eles são praticamente os mesmos: a Vênus dos romanos, por exemplo,  correspondia à deusa do amor que os gregos chamavam de Afrodite.
O Nascimento de Vênus

La Nascita di Venere - Sandro Boticelli (1585)

As influências também podem ser transmitidas através do tempo.

A festa com que os judeus celebravam sua fuga do Egito acabou originando a Páscoa dos cristãos. A celebração da véspera do dia de Todos os Santos (Halloween) tem origem em antiqüíssimos ritos dos celtas.
O próprio cristianismo, além das influências da religião judaica (Antigo Testamento), prega valores morais inspirados no budismo.
Hoje, no Brasil, praticam-se as mais variadas religiões, pois o país acolheu muitos imigrantes, cada qual trazendo crenças e tradições das terras de origem. Alguns deles foram "imigrantes forçados": os africanos escravizados, que enriqueceram nossa cultura multirracial com suas tradições e mitos.
Devemos respeitar não só nossa fé e a de nossos pais, mas também as dos outros, pois a verdade pode ser buscada por caminhos diferentes.
A intolerância religiosa, que gerou muitas guerras e atrocidades, não tem cabimento num Brasil moderno, voltado para um futuro muito melhor que um passado de barbárie.
Como, ao longo do ano, você estudou as civilizações do Antigo Egito, da Grécia e de Roma, nesse último trabalho, abordando o tema transversal "pluralidade cultural", você ampliará seus conhecimentos sobre as mitologias e os deuses dessas culturas.
Você deverá construir uma página na Internet baseado nesse assunto. A seguir listaremos algumas tarefas e seu professor o rientará na escolha. Saiba, porém, que você e sua equipe têm liberdade para acrescentar outras (afinal, o tema, no fundo, não é tolerância?)
 TAREFA  01A  -  "Biografia" de um Mito.
Usando o discurso narrativo, de quem conta uma história, monte uma página sobre um deus egípcio, grego ou romano, de forma bem ilustrada, mostrando, se possível, que influência esse mito ainda tem na vida moderna.

TAREFA  01B  -  Entrevistando um Mito.

Monte uma página simulando uma entrevista em que um aluno da quinta série é o repórter, e um dos deuses citados é o entrevistado. A entrevista deve conter tudo o que há de interessante sobre o entrevistado. Se quiser, use uma chave humorística. Outra sugestão é enriquecer a página com "fotos" (montagens) em que apareçam juntos o entrevistado e o entrevistador - basta um membro do grupo ter certa familiaridade com algum software gráfico.

TAREFA  01C  -  Os Deuses da Semana.

Em várias culturas, os dias da semana foram nomeados de acordo com os deuses da mitologia a que eram dedicados. No idioma italiano, por exemplo, até hoje a quinta-feira é chamada Giovedí (Giove = Júpiter), "dia de Júpiter" - para os antigos romanos, esse era o deus do trovão. Na mitologia nórdica, o deus do trovão era Thor (aquele do martelo, lembra?). Pois bem, em Inglês, a quinta-feira é Thursday (Thor's day). A proposta é que você pesquise idiomas em que os dias da semana tenham alguma relação com mitologias e monte uma página sobre isso.

TAREFA  01D  -  Mitologia Comparada.
Outra proposta: fazer um estudo comparativo entre os deuses das várias mitologias. Por exemplo, o deus Ra dos egípcios, o Apolo dos romanos e o Febo dos gregos eram representados como o Sol. Qual o deus do mundo dos mortos, nas três civilizações? E a deusa do amor e da beleza feminina? E o deus da beleza masculina? Pesquise um pouco e monte uma página. Certamente ela vai atrair muito interesse, sobretudo se estiver bem ilustrada!



===================================




TAREFA 01 - Instalando um "Laboratório Darwiniano":
Você pode montar um mini-laboratório no qual a evolução pode ocorrer muito rapidamente. Instale o software Darwin Pond em seu micro clicando aqui (ele vai ser descompactado).
 
TAREFA 02 - Explorando as possibilidades:
Brinque bastante com o software descobrindo todas suas possibilidades e elabore um manual de instruções .
É claro que nem tudo é na base da "tentativa e erro".  Existe um Help em Inglês bastante elucidativo que vai ajudá-los nessa tarefa.


TAREFA 03 - Pesquisando:
Agora vem a parte mais importante: Configure uma experiência anotando a quantidade de comida, e a quantidade e características de duas populações diferentes (que você terá configurado e anotado). Coloque as duas para competir e observe o resultado.  Altere algumas características (por exemplo a taxa de mutação) e veja como a competição se altera. Registre esses dados e elabore um relatório colocado na Internet para que possa ser consultado por alunos de outras escolas do Sistema Anglo, de forma a poder  elaborar um estudo completo.