8ª série (9º ano) - TAREFAS:
800 810 820 830 840 / INTRODUÇÃO
TAREFA 800 - Leia o texto a seguir com o máximo de atenção:

A 8ª série (9º ano) é muito importante na vida escolar de cada um. Foi muito importante para nós, professores, e certamente será para você também.
Trata-se, na realidade, de um ano preparatório para um curso técnico ou um curso médio que, por sua vez, vai prepará-lo para a Universidade.
Na 8ª série (9º ano) você deve consolidar as estruturas mentais e o espírito crítico para receber e processar os conhecimentos, de modo a se tornar um ser humano culto, um profissional competente, um cidadão honesto e participativo.
Tudo isso, é claro, será apenas um sonho se você incorrer num dos erros mais comuns cometidos por nossos estudantes: estudar para conseguir nota!
Na realidade você deve estudar para aprender: a nota é apenas um meio de verificação para determinar se você está ou não aprendendo. Se você estudar somente para tirar nota, ignorando o processo de aprendizagem e indo direto "ao que interessa", provavelmente vai "rachar" na véspera da prova. Talvez você até tire uma boa nota, pois estará sendo testado quando tudo ainda está "fresquinho" em seu cérebro.
Uma semana depois, porém, tudo aquilo que você acha que aprendeu já terá se dissolvido no esquecimento.
O truque para escapar dessa armadilha é estudar pouco.
Sim... você não leu mal: estudar POUCO, mas TODO DIA! O lema é:

"Aula dada... Aula estudada... HOJE!"

Não deixe para amanhã. Se você esperar o dia seguinte, ou, pior ainda, a véspera da prova... todo o tempo que você passou assistindo à aula estará sendo jogado no lixo!

Se você tem dificuldade em entender certos conceitos, lembre-se de um lema muito importante:

Se você quiser aprender um assunto... ensine-o para alguém!

Parece um absurdo, mas... funciona! Como você vai ensiná-lo?
Simples: nas atividades de Intermática deste site, após coletar dados em vários outros sites, você montará uma página com as informações que você e sua equipe acharam importantes.
Para o projeto existe um formulário pronto, o P.A.P.I. que você deve baixar e imprimir.
Esta página não deve ser montada com o objetivo de agradar a seus professores (muitos deles participarão do processo, pois se trata de atividades interdisciplinares) e conseqüentemente tirar uma boa nota.

A verdadeira finalidade da página será atender seu público-alvo, isto é, outros estudantes que a visitarão em busca de aprendizado e informações.
Pare, portanto, de se comportar como um aluninho que aguarda a nota como uma foca de circo aguarda o peixe que a recompensa pelas tarefas realizadas.

Você, agora, deve assumir o papel de professor perante seus visitantes.
É o interesse deles, e não a nota dada pelos professores, que deve representar a verdadeira recompensa por seu trabalho.

Se você não tem familiaridade com o software a ser utilizado, nesse site existe um tutorial que vai esclarecê-lo sobre seu uso.
Os sites indicados pelo professor são apenas um ponto de partida para a sua pesquisa: a Internet permite que você se aprofunde em praticamente qualquer assunto.
Muitos deles estão em Inglês, o que, em vez de representar uma desvantagem, é um fator positivo.
Quanto mais você utilizar esse idioma, mais fácil e rapidamente você será fluente nele.
Lembre-se: sem Inglês e Espanhol qualquer brasileiro, no prazo de 3 anos, será considerado semi-analfabeto!

Pense um pouco: se todos os filmes da TV, falados originalmente em Inglês, não fossem dublados nem legendados, a primeira reação dos telespectadores seria reclamar e mudar de canal. Mas, se todas as emissoras usassem a mesma política, adivinhe o que aconteceria a curto prazo. Isso mesmo, a vontade de entender o filme seria tão grande que um monte de gente trataria de aprender Inglês rapidinho.
Pois bem, mãos à obra: queremos ver sua página no ar... e com boa qualidade!