7ª série (8º ano) - TAREFAS:
700 710 720 730 740 / INTRODUÇÃO
TAREFA 700 - Leia o texto a seguir com o máximo de atenção:
Você está iniciando a 7ª série (8º ano) do Ensino Fundamental. Pela sua idade e pelo conteúdo que você vai estudar ao longo deste ano, esta série é provavelmente a mais importante na sua formação.
Você não é mais criança e está aprendendo a ser um adulto responsável.
Este site de Intermática (termo criado por nós para designar o uso da Informática como elemento de ligação entre as várias matérias) vai solicitar uma série de trabalhos.
Antes de realizá-los, você deve se fazer uma pergunta fundamental: "Para quem estou fazendo isso?"

Se a resposta for: "Para os professores da minha escola, para que eles me dêem uma boa nota", bem... você está num caminho totalmente errado!
Este é o grande erro que infelizmente a maioria dos estudantes brasileiros comete: estudar e fazer trabalhos para nota!

A verdadeira finalidade do estudo é fazer com que nos modifiquemos por dentro de maneira permanente. Aprender algo é apreender, é alterar a própria estrutura mental de forma duradoura.
Para quem, então, você vai fazer os trabalhos?
Ora, para quem for lê-los, isto é, os internautas que visitarem suas páginas na Internet, de modo que possam aprender algo útil e interessante. Indiretamente, para quem você fez o trabalho? Para você mesmo! Lembre-se:
Se você quiser aprender um assunto... ensine-o para alguém!
A página que você montará, e que representará o resultado de sua pesquisa, não deve ser estruturada para que os professores a achem "bonitinha", ou para que renda uma boa nota. Ela deve ter, como finalidade principal, ser útil para outros alunos, de sua escola e de outras que, ao consultá-la, estarão aprendendo coisas interessantes graças a seu trabalho e ao de sua equipe.
Ao montar uma página na Internet, você não será mais aluno: será o professor!

Assim você estará se ajudando (aumentando cada vez mais seus conhecimentos) e ajudando os outros.
As fontes para sua pesquisa não estão só na Internet nem só nos sites sugeridos nesta apostila: uma tecnologia muito mais sofisticada que o computador, chamada LIVRO.

Nas TAREFAS colocamos, normalmente, uma relação de endereços sugeridos como ponto de partida de sua pesquisa. É claro que, devido à extrema rapidez com a qual sites são colocados e retirados da rede talvez, por ocasião da publicação alguns já tenham se tornado obsoletos. Em compensação talvez você descubra outros muito melhores e mais completos para sua pesquisa. E lembre-se:
PESQUISAR NÃO É PROCURAR... É APREENDER!
O site também inclui alguns tutoriais sobre as ferramentas necessárias para a montagem da página. Se você não tem familiaridade com elas, seus professores iniciarão o programa de Intermática  com o estudo dessas ferramentas.
Entenda, porém que o objetivo das atividades propostas não é ensinar Informática; é ensinar você a usá-la para ampliar seus conhecimentos em TODAS as áreas.

A maioria dos sites a serem pesquisados está em Inglês. Isso é intencional! NÃO SE QUEIXE DA DIFICULDADE QUE VOCÊ CERTAMENTE TERÁ. A melhor maneira de se aprender um segundo idioma é usá-lo como ferramenta, e não como fim em si mesmo.
Você vai começar, nesta série, uma aventura de investigação que o levará ao estudo de algumas fantásticas revoluções acontecidas nos últimos séculos. Estamos ansiosos para ver o resultado da sua aventura na Internet.
Bom trabalho!
Comece suas pesquisas e monte um projeto. Imprima o P.A.P.I. para que o professor possa acompanhar suas pesquisas passo-a-passo.

ATENÇÃO: O preenchimento do P.A.P.I. deve ser
feito a mão! Nada de Control-C e Control-V!