6ª série (7º ano) - TAREFAS:
600 610 620 630 640 / INTRODUÇÃO
TAREFA 600 - Leia o texto a seguir com o máximo de atenção:
Você está iniciando a sexta série (sétimo ano) do Ensino Fundamental.  
Se, até agora, você foi suficientemente inteligente (e esperto!) para não estudar apenas para tirar nota, mas sim para aprender, com certeza já sabe um montão de coisas. E, quanto mais a gente sabe, mais dá vontade de aprender!

Se, ao contrário, você incorreu no erro de estudar só para tirar nota... bem, provavelmente você é do tipo que estuda só na véspera da prova e, depois de uma semana, já esqueceu tudo!

Mas, mesmo assim, ainda está em tempo de corrigir essa situação: o estudo deve ser diário. Um pouco todo dia, e não muito na véspera da prova.




O truque para se aprender algo e nunca mais esquecer (não precisando estudar em cima da hora, na véspera da prova) é ensinar aquilo que você quer aprender.
Isso mesmo! Ensine para aprender!

— Ensinar para quem? — você está se perguntando.
Ora! Todo dia, na Internet, existem milhões de pessoas em busca das mais variadas informações.

Durante este ano, nas aulas de laboratório de Intermática, você vai montar uma equipe com seus colegas para ensinar coisas pela Internet.
Montar uma página, com texto, ilustrações e alguns efeitos especiais é uma coisa simples.
Complicado é fazer com que a sua página seja interessante e, principalmente, útil para os que a visitem.

Tenha sempre em mente seu público alvo: os que visitarem a página.
Atenção: não se preocupe em fazer uma página bonitinha apenas para que os professores de sua escola dêem uma boa nota a seu trabalho. Pare de pensar como aluninho "nerd"! Agora você é que deve assumir o papel de professor.

Ao montar a página, você deverá estar aprendendo e fazendo um montão de gente aprender junto com você!
É esse o verdadeiro prêmio pelo trabalho bem feito.
Neste site, você encontrará tutoriais que explicam como funcionam os programas a serem utilizados. Para realizar suas atividades, você contará com a ajuda de TODOS os professores de sua escola, pois elas são abrangentes e envolvem muitas disciplinas.
A maioria dos sites a serem pesquisados está em Inglês, e isso é intencional.
Você deve ter notado que existem pessoas que fazem cursos e mais cursos para aprender essa língua e não conseguem passar do "The book is on the table"!

De repente, esse indivíduo, aparentemente refratário à lingua inglesa, passa um mês no Canadá e volta falando fluentemente! O que aconteceu?
A explicação é simples: ninguém aprende Inglês, mas sim em Inglês. Se você vai fazer compras em Inglês, pede uma informação em Inglês, assiste à televisão em Inglês, atravessa a rua em Inglês... é claro que vai aprender!
Você vai fazer pesquisa em Inglês, consultar as páginas da Internet em Inglês, usar os programas que baixou em Inglês... adivinhe o que vai acontecer!
Agora, uma coisa é indispensável para que tudo isso traga muito proveito: você deve participar! Como o trabalho é em equipe, costuma haver uma tendência, para os que são um pouco preguiçosos, de "encostar o corpo". Lembre-se do famoso ditado chinês que diz:

Comece suas pesquisas (lembre-se, PESQUISAR não é PROCURAR, é APRENDER). Monte um projeto e imprima o P.A.P.I. para que o professor possa acompanhá-lo.

ATENÇÃO: O preenchimento do P.A.P.I. deve ser
feito a mão! Nada de Control-C e Control-V!